A adolescência é uma fase de descoberta. Nestas idades damos grande valor à nossa imagem e por vezes queremos ter um corpo “perfeito”. É nesta fase que formamos a nossa auto-estima, a nossa personalidade.
É difícil para nós adolescentes assistirmos às transformações que ocorrem no nosso corpo, principalmente a nível hormonal. É neste período de tempo que a nossa vida dá uma reviravolta e que surgem grandes preocupações e incertezas em relação a nós, ao nosso corpo e à nossa imagem.
Há todo um conjunto de factores e de objectivos para alcançar que nos preocupam mas, o principal objectivo, é sermos iguais aos nossos amigos e identificarmo-nos com o nosso grupo. Muitas vezes isso não acontece pois achamo-nos diferentes, sem estilo, sem imagem e sem um corpo “perfeito” para fazermos parte do grupo. O passar do tempo e a não aceitação destas mudanças pode levar a que esta preocupação se torne numa angústia, num desespero e numa tristeza profunda.
A obsessão e a cisma de se acharem diferentes e com uma má imagem pode levar os adolescentes a fazer mudanças drásticas nos hábitos de vida que, a longo prazo, são fortemente prejudiciais para a saúde. Entre estas mudanças as mais frequentes são as dos hábitos alimentares, a prática excessiva de exercício físico, o consumo de drogas e álcool, o isolamento, as alterações de humor e a agressividade (não queremos sair de casa para não sermos vistos pois achamos que iríamos ser discriminados pelas pessoas, quando essa não é a realidade). Por tudo isto, a adolescência pode ser um período da vida um bocado complicado. O importante é que não guardemos para nós estas preocupações. Devemos encará-las como próprias desta fase da vida e partilhá-las para que não nos sintamos sós